Realizado no ano de 2008, o projeto "A escola no mundo contemporâneo" foi efetuado pelos alunos da disciplina homônima da Universiade de São Paulo e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Zilda Iokoi.

A partir de visitas em diversas instituições de ensino, o grupo de pesquisadores recolheu material fotográfico e audiovisual de alunos, professores e funcionários, culminando com a apresentação de uma exposição realizada entre os dias 08 e 12 de setembro, na semana em que ocorreu o o XIX Encontro regional da seção São Paulo da ANPUH, no prédio da História-Geografia da Universidade de São Paulo.

O portal "Rumo à Tolerância" disponibiliza aqui parte do material que os alunos recolheram nas visitas e que foi apresentado na exposição.